Postagens populares

16 de nov. de 2011

Paris

Viagem dos sonhos - se um dia chegasse a Paris teri de ser de trem ou de barco. 1ª opção. Bayonne, Bordeaux e ela, que desde a chegada já me recebeu de arcos abertos.
Muitos, muitos e muitos trilhos, a estação já impressiona, pelo tamanho e movimento. 1º mistério a desvendar, se as placas esstariam em inglês, ufa! desvendado. Foi só seguir as dicas do site e as placas, muito tranquilo.
Cheguei no final da tarde, circulei pelo bairro Montmartre parao reconhecimento do local , subi a lomba e depois as escadas para costear as paredes seculares de uma das obras mais espetaculares de Paris, no topo da colina está ela a basílica de Sacre Coeur e a sua frente minha primeira e tamb´m inesquecível vista da cidade luz, céu claro e lua espiando de soslaio. Desci as escadas até o mirante onde pessoas de todos os cantos apreciavam a vista ao som de uma voz e violão no topo da escadaria. E os "Bangladesh", que se tornariam meus amigos depois de algumas cervejas e alguns descontos. Mas não nesse dia, porque aqiela vista não precisa de nenhum aditivo. Então, subi de volta as escadas e adentrei, com reverência, sem antes observar calmamente os ricos detalhes de sua arquitetura, estava para começar a "última reza"das freiras antes de dormir.
Olhos e boca abertos, permanecí estático, inerte perante tanta beleza, uma freira que estava por perto, notando minha emoção transbordando pelos olhos, me ofereceu o livreto de cânticos que teria início em seguida, em francês , é claro.
Umas dez freiras se dirigem ao altar onde da primeira fila onde estava parecia que estav junto delas, começam a cantar com vozes lindas e melodiosas, harmonias que os devotos acompanham e os sem votos ouvem em êxtase. Fiquei hospedado aos pés da Sacre Coeur, visitei tantos lugares quanto pude, mas ali sempre voltava, era minha casa em Paris.
Essa foi minha primeiríssima impressão de Paris, as outras continuaram a ser tão empolgantes quanto esta e a impressão que fica é que se lá ficasse por um ano ou mais seriam mais e mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário