7 de fev. de 2017

FLY AWAY FAR AWAY

Por volta de 2010 a Gol Linhas Aéreas Inteligentes contratou a empresa de Consultoria TOTUS que recomendou a redução do número de colaboradores mantendo a produção, fato este que já vinha acontecendo os colaboradores egressos da extinta Varig*. Este fato ocorre, concomitantemente, com os TOTENS nos saguões dos aeroportos na tentativa de modernização e no embarque sem contato humano. -Bilhete comprado pela internet validado no totem da empresa, necessitando apenas do scanner do funcionário da Infraero já no embarque. Neste diapasão a ampliação do terminal e shopping sem o aumento da pista no Salgado Filho, reservando um canto do aeroporto apenas a empresa TAM, que já passava já por dificuldades financeiras bem como a GOL. Os namoros com a chilena LAN-TAM e GOL-DELTA vem desta época onde a bolha do setor de financiamento de passagens estava prestes a explodir assim como o crédito direto ao consumidor. Quem não segura o dólar não segura a inflação...o famoso combustível de aviação é pago, praticamente, no ato do abastecimento, sai uma notinha que se você não paga no próximo vôo não abastece. Sim, simples assim. Você sabe quando uma empresa está quebrando quando o motorista do caminhão tanque se nega a abastecer...foi assim na Varig. Claro que as empresas aéreas não são as vilãs, a questão é administração dos aeroportos...a empresa privada quer rapidez com foco na produção contra o desperdício...mas você depender de um funcionário público ter a boa vontade de apertar o passo ...aí não pode dar certo...não tem os mesmos objetivos , não tem meta... virou cabide de emprego como todas as empresas administradas pelo executivo em todos os âmbitos. Imaginem uma empresa aérea com todos os procedimentos sendo auditados diariamente com todo o treinamento e comprometimento para minimizar quaisquer falhas, que juntas podem ocasionar um acidente e possivelmente a quebra da empresa...sendo administrada por um neófito político profi$$ional. Mesmo assim não escapamos de graves acidentes que destruiriam muitas famílias, que originaram a manchete do Caos Aéreo e não Caos Administrativo como deveria ter sido chamado. Nossos pontos cegos continuam cegos, nossos controladores agora civis, continuam sobrecarregados, mas segue o baile até o próximo dissídio da categoria com a pressão temporária do sindicato fazendo cumprir a carga horária máxima da tripulação. *1925 Transportada a primeira Mala Aérea internacional pela Compagnie Généraled' Enterprises Aéronautiques (CGA).*1927 Início do transporte de correspondência via aérea regular, entre a América do Sul e a Europa. A título de experiência, em 24 de novembro desse ano, foi recebida, no Rio de Janeiro, a primeira mala aérea, vinda de Natal, conduzida pelo avião 606 da CGA.*1929 Entrada em operação do Graff Zeppelin - dirigível que sobrevoava regularmente os céus do Brasil transportando, entregando e recebendo correspondências, fazendo inicialmente a ligação entre a Europa e a América do Sul, em um percurso que depois incluiria os Estados Unidos. (ler sobre Condor Syndikat - NYRBA –PANAIRcelma – VARIGvem – GOL) tem quase tudo no google

10 de nov. de 2016

O que tenho Visto

Refletindo...2009 Principalmente problemas de gestão de pessoas e processos. O tempo que cada gestor passa revisando e corrigindo indicadores mostra um perfil diferente buscado pelas empresas mais tradicionais...o perfil tranquilo(easy guy) não é bem visto, a aparente tranquilidade está perdendo espaço para o perfil “atucanado”, este valoriza muito o tempo está sempre com aparente pressa de resolver os problemas, mas na verdade só entra e sai de reuniões. Os indicadores são os balizadores de entrada e saída de cargos estratégicos verticalmente. Quando o Gerente consegue salvar o “seu”, cargos abaixo serão remanejados, novos fluxos serão criados, uma nova postura e plano de ação será vendida ao cliente aumentado o fôlego em mais alguns meses. O mercado de cobrança é bastante dinâmico, tanto nos contratos e carteiras repassados às Assessorias, quanto à taxa de rotatividade nos recursos humanos de ambos, selecionando uma precária mão de obra disponível e sem muita esperança no mundo, estão buscando um apoio financeiro não um trabalho onde vão crescer se desenvolver e buscar melhorias para si e para a empresa... O aumento do custo geral nos preços e serviços nos faz pensar que os bancos estão lucrando cada vez mais devido às taxas de juros cada vez maiores ao correntista(spread), mas esta lógica onde o juro é alto e o cliente não paga, ou o juro sobe porque o cliente não paga, gera nos Bancos, Assessorias e Financiados uma eletrificação das relações no mesmo grau com que os indicadores influenciam a tomada de decisões pelo CEO do momento. Outros fatores se somam a estes como Novo gestor a nova ideia, que quase sempre já foi testada em outra época, mas como mudou-se o processo o processo e o sistema continuou empurrando as relações e as execuções das tarefas e rotinas praticamente pelas mesmas micro gestoras, o resultado tende a ficar muito próximo dos já obtidos gerando novas reuniões e tomadas de decisões distantes do nó burocrático instalado e absorvido pela grande massa corporativa no país. Será que mereceriam um salário duas ou 3 vezes maior o corpo funcional da empresa, se pergunta o dono do negócio. São qualificados e estão engajados com a missão e os valores da empresa? Ainda temos a vitimização do trabalhador que pensa que é explorado pelo patrão e pelo sistema, que são os culpados pelo suas vicissitudes, idiossincrasias e controvérsias existenciais. Acho estranho quando falam da igreja católica que manipulou o Ocidente vendendo a sua versão de Jesus Cristo a ferro e fogo, mas são manipulados por versões da mídia com uma versão romântica de que com seus direitos adquiridos assegurados podem ficar tranquilos que o sistema dará outro jeito de se equilibrar...mais tempo perdido Estado inchado e empresas terceirizando porque é caro muito caro empregar, pagar direitos criados para acalmar a população após um golpe de estado. A modernização que estão querendo é a roda...Empregar por vontade mútua sem a mão do estado é uma das soluções, porém sem mudar a legislação trabalhista é nada. Pipocam ações trabalhistas e só aumentaram e há dois gastos, o da União, principal devedora em todos os âmbitos e o do judiciário com seus salários e benefícios que beiram o ridículo, monárquicos. Se há dois poderes que estão em harmonia é o Legislativo e o Judiciário, só se parecem com as aposentadorias militares, outro dogma da nossa "óptima" Administração de Recursos Públicos. Na selva não é o homem que mata o leão...talvez depois do tacape...